domingo, 28 de fevereiro de 2016

Oscar 2016

Assim como em 2014 e 2015, neste ano não vi muitos filmes do Oscar, por falta de tempo. Vi apenas 11 dos 42 longas e nenhum dos 15 curtas. Mas ainda assim deixarei meus palpites com base no buzz da indústria. E convido a todos para participarem do nosso Bolão, que está no link:
https://goo.gl/forms/VAU5aR0NeM

Documentário em Curta Metragem
Acredito que o nome de Claude Lanzmann vai chamar a atenção dos votantes. Ele é o responsável por Shoah, um dos principais documentários de todos os tempos sobre o holocausto. Então Claude Lanzmann: Spectres of the Shoah.

Filme em Curta Metragem
Vou de Stutterer.

Animação em Curta Metragem
Está entre Bear Story e World of Tomorrow, aparentemente, com Sanjay's Super Team correndo por fora. Categoria pouco previsível, mas irei de World of Tomorrow.

Documentário
Por ser sobre quem é e por ser dirigido pelo Asif Kapadia (vencedor por Senna), deve dar Amy. Mas não descarto Cartel Land nem The Look of Silence nem mesmo Miss Simone.

Animação
Não ficaria triste com nenhum vencendo aqui, mas dificilmente não será Divertida Mente.

Edição de Som
Terreno arenoso. Raramente as duas categorias de som não vão pro mesmo filme, o que reduz as chances de Sicario e Ponte dos Espiões, cada um indicado a uma destas. Perdido em Marte sairá da festa de mãos abanando. A probabilidade é que haja uma disputa entre Mad Max e O Regresso, mas Star Wars que deveria levar e isso ainda pode acontecer. A não ser que O Regresso leve uns 8 oscars, acho mais provável que as categorias técnicas sejam dividas entre ambos. Nas de som, apostarei no Regresso.

Mixagem de Som
O Regresso, como explicado acima.

Efeitos Visuais
O Regresso tem uns 30% de chances, Mad Max e Star Wars 35%. E agora? Eu vou de Star Wars pela fama da franquia na categoria.

Canção Original
Poderia ser 007, mas será The Hunting Ground, música Til' It Happens to You, cantada pela Lady Gaga.

Maquiagem e Penteado
Novamente, Mad Max ou O Regresso? Deveria de longe ser o primeiro, mas votarei em O Regresso.

Figurino
Mad Max. A lógica da categoria mandaria ir pra Cinderela, mas Sandy Powell dividirá votos por concorrer também com Carol. E eu sinto que os votantes terão na cabeça essa necessidade de dividir os votos entre os dois maiores indicados da noite.

Design de Produção
Mad Max, mas novamente pode dar O Regresso.

Trilha Sonora
John Williams e Ennio Morricone concorrendo. Uou! Mas aposto que finalmente premiarão nosso querido italiano por Os Oito Odiados.

Filme em Língua Estrangeira
Categoria que sempre pode surpreender, mas há poucas chances que não dê O Filho de Saul.

Fotografia
Ano passado eu disse "Deakins ainda terá sua vez, este ano o prêmio é do Lubezki pelo segundo ano consecutivo". Troca segundo por terceiro ali.

Montagem
Muito difícil. Se O Regresso levar Melhor Filme, pode dar A Grande Aposta aqui. Se A Grande Aposta levar, pode dar Mad Max. Irei de Mad Max.

Roteiro Adaptado
A Grande Aposta. Poderia dar O Quarto de Jack, mas não creio.

Roteiro Original
Spotlight. Poderia ser Ex Machina ou Divertida Mente, mas não creio. Ainda pode dar Straight Outta Compton graças ao bafafá do #oscarsowhite, mas... não creio.

Atriz Coadjuvante
10% pra Winslet, 90% Vikander e meu voto fica com esta.

Ator Coadjuvante
10% Ruffalo, 15% Rylance, 75% Stallone. Tá fácil pro Sly.

Atriz
Brie Larson, senão é muita zebra.

Ator
Com certeza, Di Caprio. Categoria mais certa da noite.

Diretor
E agora? Será que o Iñarritu vai ganhar dois anos seguidos? Putz! Eu arriscarei aqui o palpite pro George Miller. O Iñarritu é favorito, eu sei, mas esse é o meu grande chute do ano.

Filme
Spotlight 20%, A Grande Aposta 35%, O Regresso 45%. Como faz? Não vou com o favorito, vou de A Grande Aposta. Nunca filmes do mesmo diretor ganharam dois anos consecutivos, e quem é o Iñarritu no jogo do bicho pra conseguir isso?

Daí que nas minhas contas deu 2 pra A Grande Aposta, 4 pra Mad Max e 5 pra O Regresso. Assim todo mundo fica satisfeito na noite. Pode ser 3, 4 e 4 (se a Montagem por pra Grande Aposta e a Maquiagem pra Mad Max). Ou pode ser que O Regresso leve 9 ou 10 e Mad Max nada. Improvável, mas que pode, pode.

Nenhum comentário: